Histórico



     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa está situada na rua Henrique Baal nº  1100, no Bairro Pavão, município de Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul.

     De acordo com os relatos de antigos moradores do Bairro Pavão, esta denominação lhe foi atribuída pelo fato de que aqui existia, há algum tempo atrás, um senhor que criava diversos “pavões”. Os pavões produziam sons que chamavam a atenção das pessoas da redondeza, que dificilmente deixavam de incomodar-se com o barulho. Os pavões se alimentavam nas pastagens e viviam próximo de um passo, que se chamou Passo do Pavão.

Pavão, ave do gênero Pavo e Afropavo da família dos faisões

     No ano de 1900, o Sr. Hermann Meyer, administrador da Colônia Neu Württemberg, comprou uma certa quantidade de terras do senhor Belizário do Amaral. Essas terras são hoje o Bairro Pavão. O Bairro tinha pequenas lavouras e muitas regiões de campos com barba-de-bode e taquaruçú.

     Os primeiros moradores estabeleceram-se onde hoje é a rua Jaguarí. Não havia luz elétrica, nem água encanada. A luz era o lampião e a água para beber era de poço. As roupas eram lavadas no rio Fiúza, que atravessa o Bairro. As alternativas de lazer eram poucas e o passatempo de alguns moradores era o jogo de cartas e de bocha. Os meios de transporte mais usados eram a carroça, o cavalo, a bicicleta. Muitos andavam a pé. A principal rua de hoje, a rua Pavão, era apenas um carreiro. 
           
Primeiro Local da Nossa Escola

     Em 1958, surge a Escola da localidade — a Escola Municipal Rui Barbosa, nome dado em homenagem ao imortal personagem da história do Brasil: o político, jurisconsulto e escritor Rui Barbosa de Oliveira. A criação da Escola justificou-se pela necessidade de atender os filhos dos operários da antiga Olaria Baal e também os filhos dos agricultores que vinham do interior da linha Pavão. A Escola era uma construção de madeira, dispondo de uma sala de aula para 35 alunos. Localizava-se nas proximidades onde hoje é a Sede da AFUCOPAL. A primeira professora e diretora foi a senhora Vitória Pool.

     As crianças, que moravam longe da Escola, vinham a cavalo ou a pé, muitas vezes enfrentando as geadas e as chuvas. Quando era muito frio, os alunos traziam a lenha para fazer o fogo no fogão e se esquentar. As crianças aprendiam a ler, escrever, fazer contas e desenhar. No recreio, as brincadeiras eram: pega-pega, esconde-esconde e roda, pois não havia quadra, bolas, balanças ou outros brinquedos como hoje. A merenda era trazida de casa pelos alunos.

     Em 1960, a Escola transferiu-se para o local onde se situa até hoje — um terreno adquirido pela prefeitura, na administração de Rudolfo Arno Goldhardt. Esse terreno era de propriedade de Willy Baal. Outra parte do terreno da Escola foi doada por Guilherme Schaurich.

     Desde a sua fundação, a Escola Rui Barbosa passou por várias administrações:
espaco
espaco
Vitória Pool Bresolin
1958 - 1961
Elsi Malheiros de Moura
1962 – 1968
Nilza Queiroz Keske
1969 – 1975
Iula da Costa Malheiros
1976 – 1982
espaco
espaco
Tadeu Arbigaus
1983
Adelino Berlezi
1984
Irma Leal de Oliveira
1985 – 1988
Agnes Ribas
1989
espaco
espaco
Marlene Zimmermann
1990 – 1991
Maria da Graça Ragasson
1992 – 1993
Angelita Kläsener
1994 – 2006
Isaias Rabelo
2007 - 2013
espaco
espaco
Marco Aurélio B Rodrigues 2013 -2015
Delenice de Almeida Avila
2016- 2018














      O Bairro começou a crescer com a vinda de energia elétrica em 1962. A partir daí, muitas casas foram construídas, dando continuidade ao processo de povoamento. Outro fato que marcou a história do Bairro foi a construção da BR 158 no início dos anos 80.

     No ano de 1994, as terras pertencentes a Alvis Kläsener, foram compradas pela Prefeitura Municipal de Panambi e loteadas, surgindo então o loteamento Alvis Kläsener, com isso a população cresceu consideravelmente, ano a ano e, consequentemente, o número de alunos da nossa Escola.

     Atualmente o Bairro possui posto de saúde, centro comunitário e casas comerciais, porém a escola está localizada na periferia do bairro.

     A comunidade, atualmente, enfrenta uma série de problemas, entre eles: o desemprego, a violência, as drogas, o abuso sexual, o início precoce da atividade sexual e, consequentemente a maternidade precoce, a falta de controle da natalidade, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de autoestima, a desestruturação familiar, o trabalho infantil e o comodismo. A falta de interesse pela continuidade da escolarização e a falta de qualificação profissional, justifica o índice de desemprego e trabalho informal na comunidade.
     
     Todos estes problemas sociais podem ser a causa do alto índice de rotatividade das famílias, dificultando a construção de uma identidade de bairro, pois o processo migratório em nosso Município se torna evidente, uma vez que aproximadamente 17% dos alunos da nossa Escola são vindos de outros municípios.
     
     O crescimento do número de alunos fez com que a Escola necessitasse várias ampliações de seu espaço físico.

 Vista da Quadra para Salas de Aula

Vista Da Quadra Para Salas de Aula e Cozinha/Refeitório

Vista da Quadra Para As Salas Temáticas do Programa +Educação

 Vista da Área do Novo Prédio Administrativo




 Vista dos Fundos do Novo Prédio Administrativo

 Vista do Parquinho e Bosque



Parquinho e Bosque





  Vista da Entrada da Quadra de Esportes


Estacionamento

Novo Prédio Administrativo


       Atualmente a Escola possui em torno de 300 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

        A Equipe Gestora da Escola é composta por:

        Diretora: Delenice de Almeida Àvila;
        Vice-Diretora (Manhã): - Cristiane Morche Giesel    
        Vice-Diretora (Tarde ): - Marilene Gonçalves    
        Coordenadora Pedagógica: - Claudia Simone Zachow Machado.

       O Quadro de Funcionários conta com vinte e seis professores, dois assistente administrativo, um monitor de informática, uma almoxarife, uma bibliotecária e sete servente.
        A Escola envolve cerca de cento e dez alunos no desenvolvimento de Projetos como:
     Coral:
    "Sementes do Amanhã"
    Treinamento Desportivo:
    "Você É Capaz! Basta Treinar!"
    Oficina de Reciclagem de Papel:
    "Garimpando Nossos Sonhos"
     Pátio e Horta:
    "Rui Em Ação!"


    E TAMBÉM TEM O


    CLIQUE AQUI 
    PARA CONHECER O BLOG DO PROGRAMA!


    “BUSCAMOS UMA ESCOLA QUE
    CAMINHA COM A SEGURANÇA DE QUEM
    SABE AONDE VAI, CONSTRUINDO
    CONHECIMENTOS E DESENVOLVENDO
    COMPÊTENCIAS”



    Rui Barbosa - Foto
    MAS QUEM FOI RUI BARBOSA?

    Ninguém imaginaria que Rui pequenino e frágil, desde cedo se transformasse num gigante, como mais legítimo representante da inteligência e da cultura brasileiras. 

    Rui Barbosa nasceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1849. Sua passagem pela escola foi marcada pela admiração dos mestres. Matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife após concluir os estudos preparatórios.  Daí transferiu-se para São Paulo onde se formou.

    Era notório o amor que Rui dispensava aos livros. Depois de formado ingressou no Diário da Bahia, época em que se lançou na luta pela abolição da escravatura no Brasil, usando sua brilhante pena e o maravilhoso dom da palavra. Revelou-se grande jornalista e melhor ainda em oratória. 

             Iniciou sua vida política como deputado; foi Ministro da Fazenda com Deodoro. Elaborou a Constituição de 1891.  Lutou pela liberdade religiosa e a conseguiu, obtendo a decretação da lei que separava a Igreja do Estado. Fundou a jornal Imprensa que marcou época no jornalismo brasileiro.  Foi presidente da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Machado de Assis. Participou em 1907 da Segunda Conferência da Paz, evento que marcou definitivamente seu lugar na história do Brasil e do mundo.  Sua atuação foi brilhante defendendo o direito das pequenas nações, pregando o direito de igualdade jurídica entre os povos. Foi considerado o maior advogado do mundo. Candidatou-se à presidência da República em 1919, sendo, porém, vencido.
    Rui Barbosa - Desenho

         Sua contribuição ao Brasil foi enorme: como jurisconsulto, orador, tribuno, parlamentar, publicista e filósofo. Suas obras foram várias, destacando-se por suas famosas Cartas da Inglaterra, escritas de Londres, onde estava exilado, para o Jornal do Comércio. Morreu em sua residência de Petrópolis, no ano de 1923. O país inteiro cultua-lhe a memória: escolas, bibliotecas, ruas e avenidas trazem seu nome. A residência de Rui, na rua São Clemente, foi transformada na “Casa de Rui Barbosa”.

    Material Elaborado pela Ex-Bibliotecária da Escola: Maraísa Bonini,
    juntamente com as Parceiras Voluntárias da Escola de 2005:
    Laís Andressa Costa Beber Schütz e Patrícia dos Santos.